quinta-feira, 8 de junho de 2023

SISEMJUN INFORMA

Foto:Ascom

SISEMJUN INFORMA

Câmara de Vereadores Intermedia Reunião, mas Prefeitura não Avança em Proposta Salarial para Servidores.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN) representado pelo seu Presidente, Marcelo Alves, e pela Tesoureira Geral Maria Angélica Beserra, participaram na manhã desta quarta-feira, 07/06, de uma Reunião de Negociação Salarial intermediada pela Presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, tendo à frente o Vereador Capitão Vieira, junto com integrantes do Governo Municipal de Glêdson Bezerra. Participaram ainda da Reunião Membros do SINDIGUARDAS, Vereadores e Imprensa.

Na abertura da Reunião, o Vereador Capitão Vieira falou do intuito do Encontro, que objetiva uma negociação de consenso em torno das demandas apresentadas pelo SISEMJUN e servidores. O Presidente da Câmara falou da necessidade da negociação e que tinha recebido muitas reclamações de servidores de várias secretarias contra a Proposta de Reajuste da Prefeitura.

Os Representantes da Prefeitura tiveram muita dificuldade e finalmente, não conseguiram explicar o fato simples de que a Proposta de Reajuste Salarial de 5,79% apresentada na Mensagem n° 95/2023, não é condizente com a realidade vivida atualmente pelo Município Juazeiro do Norte, o qual tem condições de melhorar a Proposta.

Os dados e números apresentados pela Prefeitura apenas confirmaram o que SISEMJUN vem denunciando há algum tempo: o número de pessoal contratado temporariamente é excessivo e abusivo, retirando dinheiro do bolso dos Servidores de Juazeiro e colocando nos cabos eleitorais nomeados pelo Governo Glêdson.

Para se ter uma ideia dos gastos excessivos feitos pela Gestão Glêdson Bezerra com Contratações Temporárias, que já chama a atenção do Ministério Público e de Vereadores, é que de Maio de 2021 a Maio de 2023, o Governo ampliou de 1.353 para 3.399, o número de pessoas contratadas temporariamente, saltando a despesa de 1,9 milhão para 6,1 milhões por mês, com tais contratações.

Diferente do que o Prefeito disse na imprensa sobre os dados apresentados pelo Sindicato, os técnicos do Governo Glêdson não questionaram, em nenhum momento da Reunião, os números referentes às Contratações Temporárias apontadas pelo SISEMJUN.

O SISEMJUN vem defendendo que para avançar na Campanha Salarial, e conceder um Reajuste razoável aos Servidores, basta a Prefeitura remanejar parte dos recursos previstos para Contratações Temporárias (37 milhões), no período de Julho a Dezembro de 2023, e aportar 11 milhões de reais aos recursos já previstos para os Servidores. 

É importante salientar que no período de Janeiro de 2022 a Maio de 2023, a despesa nominal com Contratações Temporárias saltou de 2,9 milhões para 6,1 milhões de reais por mês, o que significa um aumento de 106%, enquanto que no mesmo período, os servidores tiveram reajuste de, apenas, 11,05%.

O que é ainda mais alarmante, é que o Governo Glêdson da última Greve para cá, aumentou a despesa com Contratados em 30%, enquanto que os servidores, continuam com reajuste salarial zero.

Para esta realidade os técnicos do Governo não apresentaram resposta, porque não tem...

A verdade é que o Governo Glêdson tem comprometido,  de forma intencional, todo o espaço fiscal disponível do Município com Contratações Temporárias, prejudicando deliberadamente dos Servidores.

Quanto à Proposta de Reajuste do Sindicato para 2.142 servidores, exceto Magistério, ACS's, ACE's e aqueles com discussão de Implantação de Piso (Enfermagem e Odontologia), o impacto financeiro mensal é inferior a 1 milhão de reais na rubrica do VB.

O estranho para não dizer cômico, é o que o Governo Glêdson diz que não tem espaço fiscal para atender a Proposta dos Servidores. Mas no mesmo período, o Governo teve espaço fiscal para aumentar adicionalmente, em 3,2 milhões de reais as despesas nominais mensais com Contratações Temporárias.

O Presidente do SISEMJUN, Marcelo Alves durante suas participações na Reunião, alertou para os dados reais referentes às Contratações Temporárias, descreveu a Proposta de Reajuste dos Servidores e falou da disposição da Categoria de ir à Greve, caso as negociações não avancem, e apontou solução para a atender demanda dos servidores sem pressionar os limites com despesas de pessoal definidos na LRF.

Na próxima semana há possibilidade de uma nova Reunião entre Prefeitura e SISEMJUN, antes da Assembleia Geral de 15 de Junho.

É o SISEMJUN no Caminho das lutas...

Fonte: ASCOM - SISEMJUN